Me rendi ao React — A SAGA (parte 1)

As aventuras de um ex react hater

Fala pessoalzinho, bele? Espero que sim!
Faz um tempão que não passo por aqui, como sempre minha vida não é muito calma então dificulta bastante escrever, mas enfim é uma coisa que eu gosto muito de fazer e cá estou outra vez ;D

Este post vai ser um pouco longo ok? Não desanima que tem coisa interessante pra quem ta começando com React hehehe!

Quem me conhece sabe que eu nunca fui muito fã de React, sempre tive uma resistência muito grande ao estudar ele e quando tinha oportunidades de aprende-lo. Creio eu que naquela loucura de agência eu não curtia muito o tempo que era pouco para ter que fazer muito, enfim, estudei um pouco de angular 1, mas pela polemica toda do 2 também não consegui ter aquela vontade de estudar…

Eis que surge o Vue!

Posso dizer que o Vue me abriu a mente pra muita coisa que talvez o React não abriria, não sei, mas fiz algumas coisinhas com ele na brincadeira e gostei bastante! Na época estava mais interessado no Meteor, estava num projeto pessoal e acabei deixando os estudos dele de lado também.

Hoje estou trabalhando como freela fulltime a alguns meses e vendo o mercado como está, eu só vejo React pra ca React pra lá, e isso realmente me chamou atenção, vi que tem ótimos trabalhos e que pagam muito bem exigindo React, então decidi estudar bastante ele porque eu realmente nao gostava, o meu start foi esse mesmo DINHEIRO, enfim depois acabei gostando bastante e hoje não pretendo largar tão cedo :D vou relatar aqui como eu consegui chegar no meu primeiro trabalho freela com o React, porém somente na segunda parte ok? Vamos usar este primeiro post para poder dar start nos estudos e só!

Por onde começar com React?

Cara essa é uma pergunta difícil, quando eu peguei para estudar ele o meu mindset ainda era bastante “jQuery like” e isso de certa forma embaralhou as coisas na minha cabeça! Então eu vou tentar te ajudar ir pelos caminhos mais curtos pra você poder mudar teu mindset e começar a programar com js funcional dentro do React ok?

Primeiro vamos a uma introdução ao js funcional em:

O React é uma biblioteca javascript criada pelo Facebook para construir interfaces de usuário. Ao contrário de alguns frameworks js que são MVC (model, view, controller),o React foi criado para cuidar somente da View.

No React pensamos basicamente que tudo é um componente, teremos de separar e importar arquivos, construir lógicas para cada componente e claro reaproveita-los. Para tirarmos um pouco o pensamento jQuery da cabeça eu indico fortemente a leitura destes artigos:

Esses dias eu estava vendo o Medium do Freecodecamp e achei um artigo genial pra quem está começando com React, explicando os conceitos e dando alguns exemplos básicos, então eu vou deixar aqui por ordem aonde vocês devem ir, nos próximos posts eu já vou começar passar exemplos práticos de exercícios que eu comecei fazendo.

Antes de tudo, vamos de ES6 ok

Quando eu comecei estudar, era um parto começar qualquer projeto no React, até configurar webpack e mimimi, isso atrapalhava no meu rendimento e me desanimava um pouco, hoje temos um cli feito pelo facebook que nos auxilia a criar projetos React somente com um comando, vamos aos artigos recomendados:

Estes artigos são massa também, porém em ingles:

Quando começar a entender como as coisas funcionam,onde elas devem ir e porque, vamos ler sobre a diferença entre componentes, elementos e instancias no react:

Neste artigo podemos aprender a criar nossos componentes, separar eles e criar um padrão para facilitar o desenvolvimento dos projetos:

Agora podemos aprender a deixar nossos componentes mais “bonitos”:

Um pouco mais de boas práticas:

A idéia deste começo é passar links para estudo de quem está COMEÇANDO com React, aqui tem bastante material pra tu começar escrever teus códigos em React e fazer umas brincadeiras legais, eu estou full time no React hoje em dia, trabalho a maior parte do tempo pra uma agencia no RS e eu comecei a trabalhar com ele SEM QUERER.

Bom, isso eu vou te explicar no post 2, junto a Router, Redux e etc, então você pode me seguir aqui mesmo no Medium para ver o que eu ando escrevendo, abaixo vou deixar alguns links de estudos e projetos meus usando React para estudo que você possa estudar, todos no meu github! Abraços e espero que tenham curtido!

Newsletters de React que faço parte:

Cursos de React que recomendo:

software developer